Políticas de SMS e RSC
A LOGUM Logística S.A., empresa de transporte multimodal de etanol, declara que atua de forma segura, com responsabilidade social e ambiental nas operações de transporte e armazenamento assumindo para tanto o compromisso de:
• Atender a legislação e demais requisitos aplicáveis às suas operações;
• Promover a capacitação e conscientização dos colaboradores e fornecedores que trabalham ou atuam em seu nome considerando os aspectos ambientais e riscos ocupacionais associados às suas operações e instalações;
• Atuar preventivamente identificando, avaliando e gerenciando os riscos e aspectos ambientais de suas operações e processos visando eliminar ou controlar a poluição, a ocorrência de lesões e doenças, mantendo-se ainda preparada para a eventualidade de emergências;
• Assegurar a sustentabilidade de seus projetos, empreendimentos e operações, considerando seus impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social e promovendo a melhoria contínua do seu desempenho em SMS&RSC;
• Buscar ser reconhecida pelas partes interessadas em sua atividade como empresa socialmente responsável, limpa, segura e não agressora ao meio ambiente;
• Definir responsabilidades e disponibilizar recursos para o cumprimento dos compromissos desta Política;
• Manter Programas de SMS&RSC com vista ao atendimento dos objetivos e metas de desempenho.
Metodologia (Emissões Evitadas Carbono - CO₂)
O projeto logístico proposto pela Logum para movimentação de etanol – baseado em dutovia, hidrovia, terminais coletores, distribuidores e portos – tem um grande potencial de evitar emissões de efluentes gasosos, principalmente dos Gases do Efeito Estufa (GEE). Sua base energética é fornecida por fontes limpas (hidroeletricidade e biomassa) e não pela queima de combustível fóssil, como é o caso do modal rodoviário predominante atualmente.
Em função deste potencial, a Logum está aplicando seu projeto para obtenção de Créditos de Carbono, de acordo com as diretrizes do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), conforme preconizado no Protocolo de Kyoto.
Firmado em 1997, o Protocolo de Kyoto é um acordo internacional cujo objetivo é a redução, entre 2008 e 2012, de pelo menos 5,2% das emissões de GEE relativas a 1990. O tratado fixou metas nacionais para os países signatários – todos desenvolvidos e em grande parte responsáveis pelo aquecimento global – estabelecendo compromissos rígidos para a redução da emissão de GEE. Trata-se do primeiro instrumento legal internacional a propor uma solução para um problema ambiental global.
O MDL é um dos três mecanismos de flexibilização para a valoração da redução das emissões de GEE, contempladas no Protocolo de Kyoto. Através de projetos implementados nos países signatários, o MDL permite que tais nações cumpram suas metas, desde que estejam de acordo com os critérios aprovados pela ONU. A Logum já desenvolveu e aprovou junto à UNFCCC- United Nations Framework Convention on Climate Change a metodologia AM 0110- Use of lower energy-intensive intermodal transportation method to transport freight (use of pipeline rather than over-the-road truck), a qual está servindo de base para o desenvolvimento de seu projeto de MDL. Deve-se ressaltar que tal iniciativa está alinhada tanto com a Política Nacional de Mudanças Climáticas, Lei Federal No. 2187/ 2009, como com a Política Estadual Paulista de Mudanças Climáticas, Lei Estadual No 13.798/ 2009.
Além de evitar significativamente a emissão de GEE, o projeto da Logum também contribuirá para a redução de outros poluentes atmosféricos, como os preconizados na Conama No. 03/90 (CO, NOx, SOx, Particulado e O3), o que implicará uma melhoria da qualidade do ar das regiões abrangidas.
Fator de Emissão
Você sabia que o duto Logum pode ser até 100x mais eficiente* que o modal rodoviário em emissões de Carbono ao meio ambiente?
• Não há queima de combustível fóssil nas operações dutoviárias do Sistema Logum.
• Todos os motores utilizados para transporte dutoviário são movidos à eletricidade.
• O duto é o único modal que só consome energia para movimentar a carga e em sentido únic
• Os modais rodoviário, ferroviário e aquaviário precisam gastar energia adicional para movimentar o peso morto dos seus próprios equipamentos (Caminhão, Trem ou Navio).
• Como também, com o retorno dos mesmos ao ponto inicial para se realizar uma nova operação de transporte.
• Está disponível aqui uma calculadora baseada nessa metodologia que permite simular reduções de Carbono por operação.
• A Logum possui uma metodologia** de cálculo de Carbonos Evitados aprovada pela ONU e apresentada no Acordo Ambiental de São Paulo.
• Menor emissão de Carbono se comparado ao transporte exclusivo entre duto e rodoviário.
• Metodologia Logum (AM0110: Modal shift in transportation of liquid fuels) está disponível no site da CDM/ ONU.
*Menor emissão de Carbono se comparado ao transporte exclusivo entre duto e rodoviário.
** Metodologia Logum (AM0110: Modal shift in transportation of liquid fuels) está disponível no site da CDM/ ONU
A utilização do Sistema Logum tem potencial de redução nas emissões de Carbono de aproximadamente 90% em relação ao uso exclusivo do rodoviário.
Região Ribeirão Preto
Rodo + Logum + Cabotagem = 304 tCO2
ou
Exclusivo Rodoviário = 2.605 tCO2
DESTINO: SUAPE/ PE
Redução de 89%
-2.381 tCO2 / operação*
Região Ribeirão Preto
Rodo + Logum = 29 tCO2
ou
Exclusivo Rodoviário = 336 tCO2
DESTINO: GRANDE SP
Redução de 91%
-307 tCO2 / operação*
* Operação de um lote de 20.000 m³ de Etanol para uma usina 50 km distante do Terminal Logum de Rib. Preto.
Já é possível a utilização do Sistema Logum para operações de Exportação de Etanol para California, sendo necessário uma solicitação de uso do duto ao CARB através do Portal do programa LCFS.
Região Ribeirão Preto
Rodo + Logum (até Ilha D’Água/ RJ) = 48 tCO2
ou
Exclusivo Rodoviário (até Santos/ SP) = 636 tCO2
DESTINO: PORTO
Redução de 92%
-588 tCO2 / operação*
* Operação de um lote de 30.000 m³ de Etanol para uma usina 50 km distante do Terminal Logum de Rib. Preto.