A Logum Logística S.A. é responsável pela construção e operação de um sistema multimodal de transporte de biocombustíveis que comporta uma rede de dutos de mais de 1 mil km de extensão. O sistema envolve ainda o transporte por rodovias e cabotagem, abarcando os serviços de logística, carga, descarga, movimentação, estocagem, operação de portos e terminais terrestres.
A malha da Logum engloba terminais em Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP) e Paulínia (SP), que recebem o etanol proveniente das unidades produtoras do interior do país pela rodovia. Ao chegar aos terminais, o biocombustível é transportado pelos dutos direto para os tanques dos clientes nos polos de distribuição localizados em Barueri (SP), Guarulhos (SP), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Duque de Caxias (RJ), além de ser transportado para o terminal marítimo da Ilha D’Água (RJ), para carregamento de navios tanque (cabotagem e exportação).
Desta forma, a frota de caminhões-tanque que faria o trajeto entre as unidades produtoras de etanol do interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul pode ser deslocada para entregar o produto nos terminais Logum localizados nas proximidades, auxiliando na redução da circulação de veículos pesados nos grandes centros urbanos e, em consequência, na diminuição das emissões de gases geradores de efeito estufa (GEEs).
A estimativa é que até 2030 a Logum desloque 1,2 milhão viagens de caminhões, o que deverá evitar a emissão de cerca de 1,4 milhão de toneladas de CO2.